Como construir carreira em uma única empresa

A primeira atividade remunerada de Acacio Sousa foi aos 16 anos, ajudando o pai. “Ele era carregador de frutas, trabalhava no Ceagesp a serviço do Mambo”, disse. A experiência durou dois anos e ensinou muito sobre ambiente corporativo. “Foi muito importante na minha formação profissional. Aprendi a importância do trabalho e os valores que carrego até hoje, como respeito, honestidade e trabalho em equipe”, destacou.

Aos 18 anos, surgiu a oportunidade de trabalhar no Mambo. “Iniciei no cargo de balconista de hortifruti. Logo depois, fui promovido para chefe de seção e depois comecei um projeto de gerente de hortifruti regional”, lembrou.

Com crescimento da empresa, ele foi promovido a gerente de loja e hoje comanda a maior unidade da rede. Neste período, se formou em Gestão Comercial.

O maior desafio foi quando passou a ser gestor.  “Em um dia, era balconista;  no outro, era chefe. Liderar é difícil”, avaliou Sousa. O modelo escolhido por ele foi o do exemplo. Ele  dividia as tarefas com sua equipe para ensiná-la na prática. “Sempre estive próximo da minha equipe. Escuto todos, procuro saber se estão bem na vida pessoal e ajudo no que posso”, finalizou.

Para quem está iniciando a carreira, a dica é perseverar. “Cada desafio te fortalece para o amanhã. Encontrei pessoas que não acreditavam na minha capacidade. Mas isso não me desmotivou, foi impulso para buscar meus sonhos”, afirmou.

Texto por: Palloma Mina

VOLTAR